Resumo da Sessão Ordinária de 09 de Março de 2021

por Administrador publicado 10/03/2021 16h30, última modificação 08/09/2021 20h56

Na noite desta terça-feira, 09, a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores realizou mais uma Sessão Ordinária no Plenário da sala de Sessões da Câmara de Cruzeiro do Sul e os parlamentares destacaram diversos assuntos. Vamos fazer um breve resumo dos assuntos tratados pelo parlamento neste dia.

VEREADOR MÁRCIO DA FARINHA (PSDSB)
• O vereador Márcio da Farinha (PSDB) usou seu tempo regimental para cobrar do poder executivo maio fiscalização e a retirada de bares construídos recentemente na aérea de mercado público no centro de Cruzeiro do Sul, próximo a usina de arroz. Pois de acordo com o parlamentar a presença dos bares, e acúmulo diário de bêbados e a falta de segurança proporcionam um ambiente hostil para as pessoas que, inclusive deixaram de realizar compras nas proximidades em virtude da grande quantidade de pessoas bêbadas nos bares.

BETÃO DA BR (PSD)
• Betão da BR foi o segundo parlamentar a usar a Tribuna da Câmara e encaminhar Indicação ao Setor de Iluminação pública de Cruzeiro do Sul solicitando a colocação de iluminação no cemitério da Vila Santa Luzia.
• Outras duas solicitações foram encaminhadas a Secretaria de Educação: trata-se de uma explicação sobre os procedimentos de doações de kits de merenda escolar as famílias de baixa renda da zona rural do município e a outra é que a secretaria possa remanejar uma escola dentro do rio Campinas que esta as margens do rio para um local mais seguro e que traga maior tranquilidade aos alunos.

CRISTIANO RODRIGUES (MBD)
• O emedebista Cristiano Rodrigues solicitou a gestão municipal uma intervenção urgente em dois pontos críticos da Rua Leopoldo de Bulhões, bairro do Telegrafo, atrás do Bezerrão, onde uma cratera formou-se já algum tempo e ainda não feito a contenção dos desmoronamentos podendo causa danos as famílias e acidente de trânsito no local.
• Cristiano também cobrou melhorias no mercado do agricultor que necessita de reparos e limpeza, para melhor atender o consumidor cruzeirense.

ANTÔNIO COSMO (MDB)
• Antônio Cosmo enviou um ofício ao senhor José Lima, Coordenador da Defesa Civil, solicitando que o mesmo possa enviar à Câmara de Vereadores o Plano de Metas da utilização dos recursos federais enviados pela Defesa Civil Nacional para o combate as enchentes no rio Juruá.


CLERTON SOUZA (PSD)
• O vice-presidente da Câmara de Vereadores vereador Clerton Souza, primeiro agradeceu as instituições que estão doando donativos a Campanha Juruá Solidário como, IFAC, UFAC, MP, ALEAC, FECOMERCIO, parlamentares e sociedade civil;
• Clerton também solicitou da Secretaria de Meio Ambiente, a limpeza da quadra de vôlei do conjunto Vale dos Buritis. Pois a quadra necessita de uma limpeza para que possa voltar a atender as necessidades da comunidade.
• Como pedido mais importante, o parlamentar solicitou uma reunião de alinhamento entre o Deracre e a prefeitura Municipal para definir alinhamento de competências nas melhorias de infraestrutura nos conjuntos habitacionais de Cruzeiro do Sul que sofrem com essa problemática de indefinição das ações do poder publico e com isso o povo fica sem receber as melhorias. O parlamentar informou que esteve visitando os conjuntos Miritizal, Cumarú, Vale dos Buritis e São Salvador e todos apresentam as mesmas demandas. Por isso, a necessidade urgente da reunião entre os dois poderes estadual e municipal.

LEANDRO CÂNDIDO (PP)
• O progressista Leandro Cândido subiu a Tribuna para apresentar a Mesa Diretora o pedido de uma Moção de Aplausos e Parabéns para o Secretário de Meio Ambiente de Cruzeiro do Sul, senhor Igoor Neves, pelo ótimo trabalho que vem sendo realizado frente a pasta responsável pela limpeza e o desenvolvimento de politicas ambientais no âmbito do município.

GILMAR GILES (PDT)
• O parlamentar do PDT Gilmar da Saúde, como gosta de ser chamado, iniciou seu discurso parabenizando todas as servidoras da Casa pela passagem do dia 08 de março, dia em que o mundo Comemora o Dia Internacional da Mulher. Logo depois Gilmar enviou uma Indicação ao Secretario Municipal de Trânsito, Srº Francisco Fabio Correia, “o Novo” para que o mesmo possa realizar a sinalização vertical e horizontal do estacionamento da Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul. Uma vez que durante o período diurno o espaço é utilizado por motoristas que não estão prestando serviços a este poder ou estão em busca de alguma necessidade nesta casa.
• Como assunto mais importante, o vereador Gilmar anunciou o lançamento do Fundo de Amparo e Auxílio aos Técnicos e Auxiliares em Enfermagem – FAATEC- que visa através da verba do gabinete do próprio vereador destinar um determinado recurso para um fundo administrado e gerenciado por uma comissão de técnicos e auxiliares que será utilizado de acordo com as necessidades dos profissionais. Gilmar afirmou que essa ideia de valorizar os profissionais através do fundo ira permanecer ate o fim de seu mandato e que mesmo assim irá lutar por melhorias e valorização no salários dos profissionais técnicos e auxiliares que são tão importantes nos cuidados aos pacientes que procuram as unidades de saúde.

FRANCINEY FRIETAS (PP)
• O presidente da Casa, vereador franciney Freitas encerrou o grande expediente agradecendo o convite da coordenação da Campanha Juruá Solidário para que pudesse acompanhar as entregas de donativos as famílias das comunidades ribeirinhas do rio Juruá Mirim e aproveitando a visita verificou a necessidade de algumas demandas reivindicadas ao executivo;
• O vereador encaminhou reivindicação ao Secretario municipal de Educação para que o mesmo possa está realizando a reforma e manutenção de todas as escolas da Regional Juruá-Mirim e, em especial, nas escolas Joaquim de Paula, comunidade Extrema e Jacinto Barboza Gondim, Comunidade Santo Antônio.
• Outro pedido realizado pelo vereador Franciney trata-se da contratação e do treinamento de um Agente de Endemias para atuar na comunidade Santo Antônio. Pois os moradores do rio Mirim sofrem bastante para ter o diagnostico de malária precisando subir ou descer rio durante horas em busca dessa necessidade. O local escolhido para essa demanda justifica-se pelo fato de a comunidade ficar anexamente na metade da viagem, ou seja, atenderia tanto as pessoas das comunidades acima como das comunidades abaixo evitando que as pessoas possam ir ao município de Porto Walter.
Após o expediente único o presidente Franciney Freitas iniciou a “Ordem do Dia” onde única proposta em pauta para ser discutida e votada foi a Moção de Aplausos e Parabéns apresentada pelo vereador Leandro Cândido que foi aprovada por unanimidade em nome do Sr. Igoor neves. Secretario de Meio Ambiente.

 

error while rendering plone.comments