Primeira Sessão Itinerante da Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul na comunidade Tartaruga, no Rio Valparaíso, é bastante prestigiada pela população

por Voz do Norte — publicado 31/03/2025 10h10, última modificação 31/03/2025 10h10 Voz do Norte

Sessão Itinerante já garante primeiro benefício à população com a contratação de barcos para escoamento da produção anunciada pelo secretário de Agricultura

A Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul, realizou neste sábado (29), na comunidade Tartaruga, no Rio Valparaíso, sua primeira Sessão Itinerante, um projeto dos parlamentares cruzeirenses que tem o objetivo de aproximar o Poder Legislativo municipal da população que mora nas comunidades mais distantes e principalmente conhecer suas necessidades.

O projeto da Mesa Diretora da Câmara Municipal foi aprovado por  unanimidade pelos vereadores e vereadoras, mas para sua execução é necessária uma grande logística com o deslocamento dos parlamentares, funcionários e assessores e também pelas distâncias das comunidades que receberão as sessões itinerantes.

As comunidades do Rio Valparaíso, distantes cerca de cinco horas numa viagem de voadeira, foram as primeiras contempladas. A comunidade Tartaruga, pela sua localização central na área, foi a escolhida para sediar a sessão itinerante que surpreendeu e mesmo num sábado com templo nublado e de muita chuva dezenas de pessoas participaram ativamente do evento.

O deslocamento foi realizado na manhã de sexta-feira (28) e a primeira lancha que saiu do porto de Cruzeiro do Sul com os vereadores chegou a comunidade Tartaruga por volta de 13:00 horas. Nas comunidades os parlamentares aproveitaram para visitar a escola, o posto de saúde e ainda outras comunidades rio acima.

Cedo da manhã de sábado, mesmo com um templo nublado e com o falecimento de um morador na comunidade Tartaruga de Cima bastante pessoas das outras comunidades começaram a chegar para a primeira Sessão Itinerante da Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul que teve início por volta das 10:00 horas com a presença de 13 vereadores.

Participaram da Sessão Itinerante na comunidade Tartaruga os vereadores Elter Nóbrega, presidente da Mesa Diretora, João Keleu, vice-presidente, Cristiano Rodrigues, Primeiro Secretário, Valéria Lima, Franciney Freitas, Antônio Cosmo, Mazinho da BR, Tenente Coronel Rômulo, Tiago de Milênio, Anderson Jirimum, Zé Roberto, Josafá Vale e Manã Rural.

O deputado estadual Nicolau Júnior, presidente da Assembleia Legislativa e os secretários municipais Nildson Moura (Agricultura) e Marcelo Siqueira (Saúde), que representaram o prefeito Zequinha Lima que não conseguiu chegar a comunidade por um problema na voadeira, também prestigiaram a sessão itinerante.

As sessões do parlamento são sempre abertas sob as bençãos de Deus e a primeira Sessão Itinerante foi aberta com uma oração. Em seguida o presidente da Mesa Diretora, vereador Elter Nóbrega, deu início aos trabalhos agradecendo a presença do deputado Nicolau Júnior, secretários municipais e da população que se fez presente mesmo com o tempo chuvoso.

Na abertura do Pequeno Expediente o deputado Nicolau Júnior, convidado para o evento,  fez uso da palavra para destacar e parabenizar a iniciativa da Câmara Municipal pelo início das sessões itinerantes que na avaliação dele já se torna histórica por chegar nas comunidades distantes. Nem a forte chuva impediu a continuidade da sessão itinerante.

Os resultados positivos para as comunidades do Valparaíso já começaram a acontecer com a sessão itinerante. O secretário de Agricultura, Nildson Moura, anunciou que o prefeito Zequinha Lima já fez a contratação do barqueiro do barco de 15 toneladas da comunidade e vai contratar mais outro barco de 15 toneladas para garantir o escoamento da produção.

Com parte da programação da sessão itinerante foi oferecido as mulheres um atendimento de embelezamento com corte de cabelo, manicure e maquiagem, comemorativo ao Dia Internacional da Mulher e ainda um torneio de futebol com equipes das comunidades e também atendimento jurídico numa parceria com a Subsessão do Juruá da OAB/AC.


error while rendering plone.comments