Após iniciativa da Câmara de Vereadores de Cruzeiro do Sul, Bancada Acreana impedi Exploração de Minérios no Vale do Juruá

por ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO — publicado 29/06/2017 15h20, última modificação 29/06/2017 15h21

Após um debate puxado pelo Poder Legislativo de Cruzeiro do Sul, através do vereador Chaguinha do Povo, a bancada federal do Acre conseguir reverter uma situação extremamente grave sobre uma possível exploração de minérios pela empresa Cooperativa de Garimpeiros de Ponte de Lacerda do Mato Grosso que requereu a exploração do subsolo de mais de 42 mil hectares aqui do Vale do Juruá.

Em uma reunião ocorrida nesta quarta, 28, no ministério das Minas e Energia com a presença do Ministro Fernando Coelho Filho, João Vitor Bicca, Diretor Geral do DNPM, o representante da Confederação Nacional da Indústria e a representante da classe dos oleiros Janaína Terças e do advogado Frederico Felipe a bancada federal do Acre conseguiu surtar as pretenções da mineradora que pretendiam explorar minérios no Juruá.

Após longos e severos discursos dos políticos acreanos o Ministro Fernando Coelho Filho garantiu, juntamente com Diretor do Departamento Nacional de Produtos Minerais, DNPM, que será criado um TAC, Termo de Ajuste de Conduta para que as empresas locais possam continuar exercendo suas atividades profissionais até que o pedido feito pela cooperativa matogrossense seja analisado pelo Departamento.

Todavia, também foi garantido pelo Ministro que todos os pedidos das empresas locais que já foram protocolados serão analisados com urgência e que será estudado uma forma de trazer uma Superintendência do DNPM para o do Estado do Acre.

É uma honra termos puxado esse debate e ter mobilizado toda a sociedade de Cruzeiro do Sul para juntos barrar essa aberração. Está de parabéns a bancada acreana, no nome da deputada Jéssica Sales por ter agendado essa audiência com o Ministro e, graças a Deus, nosso povo agora poderá trabalhar em paz". Finalizou Romário Tavares.

error while rendering plone.comments